quinta-feira, 10 de maio de 2012

PORTO SEGURO É 5ª CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL


  O ranking das cidades mais violentas do Brasil segundo o Mapa da Violência 2012 divulgado pelo Instituto Sangari, com base em informações dos Ministérios da Justiça e da Saúde revelou quais foram as cidades brasileiras com mais homicídios (proporcionais ao número de habitantes).

1.                   Simões Filho (BA): média de 146,4 homicídios por 100 mil habitantes
2.                   Campina Grande do Sul (PR): 130
3.                   Marabá (PA): 120,5
4.                   Guaíra (PR): 112,8
5.                   Porto Seguro (BA): 108,3
6.                   Ananindeua (PA): 108,1
7.                   Coronel Sapucaia (MS): 107,7
8.                   Itabuna (BA): 103,9
9.                   Maceió (AL): 103,8
10.                Itapissuma (PE): 101,8

POR: RONNY BAHIA

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Obama declara apoiar o casamento gay


Presidente é o primeiro na história do país a assumir esta posição
Barack Obama disse nesta quarta-feira que é favorável aos casamentos homossexuais, se tornando com isso o primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício a assumir esta posição a respeito de uma questão social potencialmente explosiva, a seis meses da eleição presidencial.

"Para mim, pessoalmente, é importante dizer que eu acredito que os casais do mesmo sexo devem poder se casar", afirmou em uma entrevista concedida nesta quarta-feira à rede ABC, ressaltando que cabe aos estados americanos se decidirem sobre o assunto.

Obama, que há tempos mantinha uma ambiguidade em torno do tema, explicou que havia chegado a esta conclusão após uma longa reflexão, depois de ter conversado "com amigos, familiares, vizinhos" e de ter visto "membros da equipe que mantêm relações homossexuais monogâmicas muito estreitas e criam seus filhos juntos".

Ele também mencionou os militares homossexuais que, apesar do fim de uma lei que os obrigava a esconder sua orientação sexual sob pena de exclusão, se sentem "limitados (...) porque não podem se unir em matrimônio".

O presidente também afirmou que havia conversado com estudantes republicanos que, mesmo manifestando suas divergências em relação a sua política econômica ou diplomática, "acreditavam na igualdade" em matéria de direitos dos homossexuais.

Ele ressaltou também que suas filhas "Malia e Sasha têm amigos cujos pais são do mesmo sexo". Tratar diferentemente os homossexuais "não tem sentido algum, para elas, e francamente, isso muda a perspectiva" sobre esse debate, considerou.

Há meses, o presidente democrata, que havia se manifestado em favor das parcerias civis em 2008, sem ter apoiado até então o casamento entre pessoas do mesmo sexo, se contentava a explicar que a sua posição a respeito deste tema estava "em evolução".

Mas o vice-presidente Joe Biden provocou alvoroço no domingo ao se pronunciar pela primeira vez em favor dos casamentos homossexuais.

"Estou absolutamente confortável com o fato de que os homens que se casam com homens, as mulheres que se casam com mulheres e os homens e as mulheres heterossexuais tenham exatamente os mesmos direitos", disse Biden. Mas a Casa Branca indicou que ele havia se expressado a título pessoal.

Segundo uma pesquisa Gallup divulgada na terça-feira, os americanos estão muito divididos sobre a legalização dos casamentos gays: 50% são a favor, e 48% são contra.

Os casamentos entre parceiros do mesmo sexo são até o momento legais em seis estados americanos de 50, além da capital Washington, mas trinta estados adotaram emendas constitucionais limitando o casamento a uma união entre um homem e uma mulher.

O último destes estados foi a Carolina do Norte, onde 61% dos eleitores se pronunciaram na terça-feira a favor desse tipo de emenda.

A Carolina do Norte é um estado do Velho Sul conservador, mas onde Obama havia vencido em 2008 e com o qual ele conta para tentar conquistar um segundo mandato de quatro anos em 6 de novembro. Sinal da importância que foi dada a essa região pelos democratas, a convenção presidencial que confirmará Obama como candidato será realizada nesse estado de 3 a 7 de setembro.

Em campanha por sua reeleição, Obama visita com frequência lares de casais homossexuais organizando atos de recolhimento de fundos. Na segunda-feira, o Washington Post indicou que um "grande doador" a cada seis da campanha de Obama é gay.
FONTE: BANDE.COM.BR

Doze ciganos são presos com um arsenal de armas em casarão


Foto: Divulgação
Doze ciganos da mesma família foram presos na cidade de Boninal, na tarde desta terça-feira (8), em um imóvel localizado no centro de Boninal, no sudoeste baiano, sob acusação de participarem de um confronto armado com rivais, procedentes de Seabra, no dia 28 de abril. No local onde foram encontrados, investidores da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia (13ª Coorpin/Seabra) apreenderam um arsenal com armas de fogo, entre pistolas, revólveres e espingardas, algumas de uso restrito, 108 munições e 16 armas brancas. Segundo a delegada Lorena Braga, o casarão havia sido transformado em uma espécie de acampamento, onde foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão expedidos pelo juiz Pablo Venício. Mulheres e crianças também foram encontrados no lugar. Ao perceber a chegada 
Boninal: Doze ciganos são presos com 30 armas em casarão
FOTOS: VERMELHINHO.COM

dos investigadores, o grupo tentou livrar-se das artefatos pelas janelas, mas não foi o bastante. Nelson Alves da Silva; Laécio Pereira da Silva; Maurício Alves da Silva;Valmir Alves da Silva; Leones Alves da Silva; Genival Pereira da Silva; Cláudio Nogueira da Silva; Orlando Nogueira da Silva; Nelson Nogueira da Silva; Denicrei Nogueira da Silva; Edimilson Nogueira da Silva e José Carlos da Silva foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de uso restrito e formação de quadrilha.

POR: RONNY BAHIA

STF começa a preparar julgamento de mensalão

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a definir, na tarde desta quarta-feira (9), os procedimentos que serão adotados para julgar o mensalão. Pela primeira vez, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, levou questões desse tipo aos colegas. A expectativa é a de que o processo seja apreciado ainda no primeiro semestre. Segundo contas do relator, a apreciação do caso pela Corte levará, pelo menos, três semanas. Ficou definido que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, terá apenas cinco horas para fazer as acusações, em vez das 38 horas a que, em tese, teria direito. Como o processo tem 38 réus, segundo a legislação penal, tanto a acusação quanto a defesa têm direito a uma hora de manifestação oral para cada acusado no dia do julgamento. A maioria dos magistrados e o próprio procurador-geral entenderam ser mais sensato reduzir esse tempo. “[O período de cinco horas] não é suficiente para fazer uma acusação detalhada sobre as implicações de cada réu, mas é um tempo bom para que a acusação possa esboçar-se de forma satisfatória”, afirmou Gurgel. O único voto contrário à definição do tempo de acusação foi o do ministro Marco Aurélio Mello, apesar de entender que as 38 horas seriam um exagero. “Nem Fidel Castro, quando estava no auge dos discursos, chegou a tanto”, avaliou. Ele defendeu que a própria acusação deveria definir o tempo que considera adequado. Também com o intuito de otimizar o tempo do julgamento, os ministros decidiram que a leitura do relatório será resumida ao extremo de 122 páginas para apenas três. O relatório final produzido por Barbosa descreve tudo o que foi incluído no processo até agora e, segundo ele, a leitura no formato original poderia tomar uma tarde inteira.
POR: RONNY BAHIA

César Borges pode ter sido indicado para Banco do Brasil; PR deve aderir à base de Jaques Wagner


César Borges pode ter sido indicado para Banco do Brasil; PR deve aderir à base de Jaques Wagner
Conversas de bastidores em Brasilia apontam que o presidente estadual do PR, César Borges, foi indicado pela presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (9), para um cargo no alto escalão do Banco do Brasil. Ele terá a responsabilidade de fazer a relação entre o banco e os governos estaduais. O posto não foi uma moeda de troca com o PR nacional, mas o cumprimento de um compromisso que a gestora teria feito com Borges. Dilma teria lhe garantido arranjar um espaço no governo federal. A medida deve se reverter na entrada da legenda na base do governo Jaques Wagner. Em Brasília, comenta-se ainda que o ex-presidente da Embasa e ex-superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), José Lúcio Machado, deve assumir a presidência da  Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). Também é cogitado que um republicano se torne titular da Secretaria Estadual de Assuntos para a Copa do Mundo (Secopa), no lugar do comunista Ney Campello. Três deputados estaduais também passariam para a base do governo. O ex-líder da minoria, Reinaldo Braga, e os (até agora) ferrenhos críticos do governo Wagner Elmar Nascimento e Sandro Régis.
POR: RONNY BAHIA

Abade bota rombo da prefeitura na conta de Ubaldino e Jânio


O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade (PSB), tirou parte da sua responsabilidade pelo rombo de R$ 157 milhões na prefeitura e botou na conta dos ex-prefeitos Ubaldino Pinto e Jânio Natal.
A revelação foi feita na rádio Ativa FM de Eunápolis, durante entrevista no programa do radialista Jota Bastos, ao meio-dia de segunda-feira (7).
Segundo Abade, os seus dois antecessores seriam responsáveis pelo rombo de R$ 123 milhões nos cofres públicos municipais, somente de INSS descontados dos servidores e não repassados.
O ato pode ser considerado apropriação indébita, crime previsto no Código Penal brasileiro.
O gestor disse ainda que o município acionou criminalmente os dois ex-prefeitos na Justiça para cobrar a responsabilidade deles.
Ainda segundo disse Abade na entrevista, a prefeitura de Porto Seguro é prejudicada por conta desse débito, sendo penalizada mensalmente em R$ 2 milhões sequestrados judicialmente direto do repasse do FPM.
Abade acusou os antecessores de agirem criminosamente no setor de Tributos do município recebendo pagamentos em dinheiro e dando recibos informais.
Mas apesar das declarações bombásticas, Abade ainda tem muito que explicar a população portossegurense sobre as contas da prefeitura.
Faltaram perguntas mais direcionadas a questões abordadas no parecer do TCM-BA (Tribunal de Contas dos Municípios) que rejeitou as contas do prefeito referente ao ano de 2010.
Uma dessas perguntas podia ser: Se o rombo é de R$ 157 milhões e o prefeito diz que R$ 123 milhões são débitos deixados pelos antecessores, cadê o restante (R$ 34 milhões)? Ou será que Abade acha pouco dinheiro?
FONTE: REDE IMPRENSA LIVRE

TRIO NORDESTINO NO 3º ARRAIÁ NO PARAISO

 Divulgadas as atrações do 3º Arraiá no Paraiso 2012.
TV TERRA MATER fará a cobertura total do evento.
POR: RONNY BAHIA

1ª PENEIRA DA ESCOLINHA FLA DE PORTO SEGURO

POR: RONNY BAHIA

domingo, 6 de maio de 2012

GARANHÕES DO BREGA SACODE PONTO CENTRAL


 A cinco meses das eleições, pré-candidatos a prefeito de Cabrália aproveitam para fazer corpo a corpo com os moradores. O pré-candidato do PDT, Célio da Morada do Sol, que tem reduto eleitoral na região de Coroa Vermelha, participou de um evento realizado em Ponto Central pelo produtor de eventos Roni Bahia. Os artistas que se apresentaram durante o show mencionaram diversas vezes o nome de Célio como uma das principais referências da cidade.
“A inserção do nome \[do Célio\] foi feita de forma voluntária pelo grupo que se apresentou. Não houve nenhuma determinação. Esse reconhecimento é pelo
trabalho feito no bairro Coroa Vermelha, Santo Antonio e Ponto Central, e não para explorar politicamente a festa”, disse o produtor do evento. Nosso site foi convidado para cobrir o evento e divulgar as festas realizada pelo produtor Roni Bahia, como todos sabem que este veiculo e imparcial aqui vai as fotos do evento realizado em Ponto Central.

GALERIA DE FOTOS

POR: RONNY BAHIA