sábado, 21 de julho de 2012

O BICHO VAI PEGAR NO PIMENTA FOLIA 2012

O BLOCO LEVA NÓIS LEVARA PELA PRIMEIRA VEZ PARA O DISTRITO DE PIMENTA NA CIDADE DE MASCOTE-BA, OS CARAS DA BAHIA.
POR: RONNY BAHIA

sexta-feira, 20 de julho de 2012

18 DE AGOSTO EM PORTO SEGURO, BANDA SEM RETOQUE

POR: RONNY BAHIA

POLICIAIS ACUSADOS DE ESPANCAR E MATAR PRESO EM PORTO SEGURO SE APRESENTAM À CORREGEDORIA EM SALVADOR

Os três policiais suspeitos de espancar e matar um preso dentro de uma delegacia de Porto Seguro, no sul da Bahia, já estão presos na sede da Corregedoria de Polícia Civil, em Salvador. 

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os investigadores se apresentaram na noite de quinta-feira (19), às 22h, acompanhados por um advogado. 

O delegado Evy Partenostro, que está responsável pela investigação, deve ouvir os suspeitos ainda nesta sexta-feira (20). O filho de um dos policiais suspeitos do crime ainda está foragido.

Os policiais aparecem em imagens registradas pelo sistema de segurança da delegacia de Porto Seguro conversando e simulando o momento da agressão.

Nas imagens, os policiais também são flagrados carregando o preso para fora da unidade policial, logo após o espancamento. A Secretaria de Segurança Pública informou que as imagens foram anexadas ao inquérito que apura o caso.

Na quinta-feira (19), a SSP-BA informou que oito pessoas já haviam sido ouvidas pelo delegado Evy Paternostro, mas nenhum detalhe dos depoimentos foi revelado.

Imagens
Na quinta-feira foram divulgadas imagens da câmera do circuito de segurança da Delegacia de Porto Seguro. As imagens mostram um dos policiais com um pedaço de madeira na mão explicando para outro policial como foi o espancamento. O vídeo também mostra o corpo do detento sendo retirado da delegacia.

O filho de um dos investigadores, que também teve a prisão preventiva decretada, aparece pegando uma chave na mão do pai. Em outro trecho do vídeo, os carcereiros aparecem retirando o detento da cela. Mais adiante, um dos policiais aparece com um pedaço de pau na mão conversando com o terceiro policial suspeito de envolvimento no crime.

O crime
Segundo a SSP-BA, o detento de 21 anos não resistiu aos ferimentos e morreu em uma unidade de saúde depois de sofrer agressões dentro da sala de investigação da delegacia, na noite de sábado (14). O laudo pericial inicial aponta que a vítima sofreu traumatismo craniano.

FONTE: G1

11 de Agosto, Cavalgada dos Amigos em Porto Seguro com Chayllon Cigano, Thiago Salle e Banda 100 Parêa




OWERNIGHT DENCE VAI TREMER DIA 21



POR: RONNY BAHIA

quarta-feira, 18 de julho de 2012

PARABÉNS SANTA CRUZ CABRÁLIA, 179 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA


O município de Santa Cruz Cabrália, completa nesta segunda-feira (23/07), 179 anos de emancipação política administrativa.
O município de Santa Cruz Cabrália possui o 9º maior território do extremo sul com 1.551 Km2 e uma população estimada em 24.349 habitantes conforme censo do IBGE de 2007. E trata-se do segundo mais antigo município emancipado do extremo sul da Bahia, sendo que primeiro foi o município de Mucuri, em 10 de outubro de 1769.
Santa Cruz Cabrália é uma das cidades históricas do estado da Bahia, por nela terem sido realizadas a 1ª missa do Brasil em domingo de páscoa e a 2ª missa de posse do País, ambas celebradas por Frei Henrique de Coimbra, capelão da armada de Pedro Álvares Cabral, em 26 de abril e 01 de maio de 1500, respectivamente, a primeira delas na extremidade sul da Baía Cabrália, mais precisamente no Ilhéu da Coroa Vermelha, e a segunda na Foz do Rio Mutary.
Em 13 de dezembro de 1832 foi assinado pelo presidente da Província do Estado da Bahia Dr. Honorato José Paim, o decreto que elevou a povoação à categoria de Vila de Santa Cruz.
E em 23 de julho de 1833, a vila foi elevada à categoria de cidade, sendo instalado o município de Santa Cruz, com Governo próprio e Câmara de Vereadores.
Na data de 08 de julho de 1931, 98 anos depois, o município de Santa Cruz perdeu sua autonomia por dois anos, por um ato precipitado do interventor federal Dr. Artur Neiva, sendo anexado ao município de Porto Seguro.
E na data de 04 de agosto de 1933, 100 anos depois da sua primeira emancipação, foi assinado o decreto de nº. 8.594 pelo ex – interventor Juraci Montenegro Magalhães devolvendo a autonomia ao município de Santa Cruz, desmembrando-o definitivamente do município vizinho de Porto Seguro.
Sendo que no dia 09 de março de 1935, por força do decreto nº. 9.400 foi incorporado ao título de Santa Cruz, a denominação de Cabrália, como complementação do nome da cidade, batismo realizado pelo padre Ayres de Casal, passando então o município a chamar-se definitivamente Santa Cruz Cabrália.
Mais só em 30 de março de 1938, foi assinado pelo interventor Dr. Landulfo Alves de Almeida, o decreto -Lei nº. 10.724, em que Santa Cruz Cabrália foi elevado à categoria de cidade.
Santa Cruz Cabrália, está localizado na Costa do Descobrimento, cidade-berço da Civilização Brasileira. Sua baía, por séculos chamada de “porto seguro” e atualmente de “cabrália”, é o local de chegada das caravelas dos portugueses por ocasião do descobrimento do Brasil, a partir de 22 de abril de 1500.
Santa Cruz Cabrália é uma cidade construída em 2 planos, seguindo a tradição portuguesa, tendo sido criada na margem norte da foz do Rio Mutary pelo navegador português Gonçalo Coelho, comandante da 2ª Expedição ao Brasil, que aportou na Baía Cabrália em 1503 para ali deixar os primeiros missionários, aventureiros e degredados, deixados ao lado da Santa Cruz de Posse, e que trouxe consigo, como Observador, o navegador Américo Vespúcio. Neste ano de 1503, o Brasil mudou seu nome de Terras de Vera Cruz para Terras de Santa Cruz.
Oito décadas depois a Vila de Santa Cruz foi transferida para um platô na foz do Rio João de Tiba, o atual Centro Histórico, como forma de proporcionar à população melhores condições de defesa para os freqüentes ataques indígenas.
Além de belas paisagens, esta histórica cidade, berço da Civilização Brasileira, é um bonito porto de pesca. Na parte alta da cidade, encontram se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XVII, a Casa de Câmara e a primeira Cadeia do Brasil, prédio do século XVIII, e ainda um Colégio Jesuíta do século XVI. A 400m fica o Morro do Mirante de Coroa Vermelha, que proporciona uma maravilhosa e inesquecível vista panorâmica de toda a bonita e histórica Baía Cabrália.
Pela BR-367, que liga os municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Eunápolis; o visitante que chega na costa vindo de Eunápolis, chegará primeiro ao trevo da entrada de Porto Seguro. Seguindo à esquerda para a Orla Norte, pela Rodovia do Descobrimento, o visitante passará por 22 km de belas praias, até chegar em Santa Cruz Cabrália, na foz do Rio João de Tiba.
Aproximadamente 16 km depois do trevo de Porto Seguro, o visitante chegará em Coroa Vermelha, um dos diversos distritos de Santa Cruz Cabrália, e local da celebração da 1ª Missa no Brasil, e onde se encontram fixadas diversas famílias de índios da tribo dos Pataxó que ali residem, e que vivem do comércio de artesanato indígena. Neste local vale conhecer tanto o Memorial da 1ª Missa quanto à réplica da Cruz feita para esta 1ª Missa, monumentos que servem para recordar os primeiros momentos do nosso país.
Andando mais 6 km o visitante chegará no centro comercial da sede deste município, privilegiado por nele se encontrarem as melhores praias da região para a prática de esportes – como o surf. Santa Cruz Cabrália possui um belo Mirante para se observar tanto o nascer do sol como o da lua cheia: o Mirante da Coroa Vermelha. No morro ao lado fica o Centro Histórico com destaque para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, para a antiga Casa de Câmara, Cadeia Antiga e para o Mirante do Rio João de Tiba.
Em um passeio de balsa à outra margem do Rio João de Tiba, podem-se conhecer os distritos de Santo André, hoje parte de uma APA – Área de Proteção Ambiental, de Santo Antônio e do Guaiú. Situada no distrito com o mesmo nome, a praia de Santo Antônio não possui construções na orla, sendo ainda bastante primitiva, com águas tranqüilas e extensas áreas de coqueirais. Aqui foi erguido, no monte mais elevado do Parque Ecológico da Fazenda Santuário, a maior (16,5 m) estátua de Santo Antônio do mundo.
O distrito do Guaiú, local também ainda bastante primitivo, é muito procurado por naturistas. Com a estrada pavimentada até Belmonte, na divisa com a Costa do Cacau, ficou fácil o acesso a todas estas praias. De Santa Cruz Cabrália a Belmonte são apenas 50 km, sendo que o Rio João de Tiba é cruzado por balsas que garantem o transporte de pessoas e veículos, um serviço regular 24 h., por dia, com saídas diurnas a cada 30 minutos, nos dois sentidos. A travessia calma pelas águas do rio, é feita em 10 minutos.
A GODEN SAT FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA

                                                                                            Por Athylla Borborema

3º TRILHÃO DA COSTELA EM SANTA CRUZ CABRÁLIA