sexta-feira, 29 de junho de 2012

SAI A LISTA DE APROVADOS NO CONCURSO PUBLICO DE SANTA CRUZ CABRÁLIA

VEJAM A BAIXO A LISTA DOS APROVADOS

POR: RONNY BAHIA

Fim do entrave entre gestor e educadores pelo piso salarial

Nesta última quinta-feira, 28 de Junho, aconteceu uma assembleia na câmara de vereadores com a APLB sindicato e os funcionários da educação. O ponto principal da pauta foi a greve municipal que durou 20 dias, e a situação atual dos mesmos quanto ao pleito do cumprimento do piso exigido por lei, mais as perdas salariais do ano anterior. O presidente da APLB, o Sr. José Feliciano, fez uma retrospectiva de toda a trajetória de ações que ocorreram durante a greve, ressaltou que durante a mesma não ficaram de “bumbum plantado na cadeira”, relatando cada passo dado até chegarem à resolução final. Segundo o mesmo, houve uma última reunião, esta feita apenas com os representantes da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores que se fizeram presentes, o gestor não achou necessário sentar com os sindicalistas para discutirem, pois, disse: “Se o piso é Lei, irei fazer-se cumprir.”.
Dentro das exigências feitas pela classe, há ainda a cobrança do retroativo relativo ao piso, este, segundo a gestão, será negociado após sair o pagamento do salário desse mês, já com o reajuste. A classe, através de sua representação, a APLB sindicato, já havia entrado com um mandado de segurança desde o mês de abril, visto que haviam sentado com o gestor e ele ofereceu um percentual vergonhoso, passando por cima da prerrogativa de que o percentual do piso é definido por Lei Federal, portanto, irrevogável e indiscutível. Diante do posicionamento do prefeito de se calar e não atender aos sindicalistas estourou a greve desde o dia 31 de Maio, levando em conta que já havia tido paralisações anteriores à greve. Uma liminar favorável aos professores foi emitida pelo promotor onde constava que a greve era legal e que o gestor teria que cumprir com a lei do piso.
Os profissionais da educação  já vêm travando uma luta com o gestor desde o início de seu mandato: No final de 2008, o gestor alegou a ilegalidade do concurso executado na gestão anterior, a do Sr. Bahiano, e pediu a exoneração de vários funcionários que prestaram concurso em 2007, mas, teve que reempossá-los novamente; No ano de 2011, tivemos a greve dos profissionais que, inclusive, foi acompanhada de manifesto com o fechamento da BR 367, em Coroa Vermelha, só assim foram ouvidos pela gestão, a reivindicação era a mesma, cumprimento do piso,  mais a aprovação do Estatuto do magistério, sendo fechado um acordo com um valor menor do que o exigido;
O entrave entre o gestor e  a categoria dos profissionais em educação finalmente  se encerra , mais por exigência judicial, do que por boa vontade política. Já se encerrou o prazo para que o gestor pudesse recorrer  à liminar emitida pela promotoria, o que implica que, se até o quinto dia útil, prazo legal para pagamento dos vencimentos, o gestor não cumprir com as exigências, terá que responder a processo, onde poderá ser acusado de sequestro de verba pública. As escolas do município estarão retornando suas aulas, nesta terça-feira, 03 de Julho, o recesso de Julho será utilizado para cumprir os dias letivos que foram prejudicados com a greve, a classe se compromete a repor todos os dias da greve.  A categoria parabenizou-se mutuamente pela vitória, afinal, mesmo em baixo de sol ou chuva em seus movimentos, a resolução foi favorável aos profissionais.

POR: RONNY BAHIA

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Beto Axé Moi confirmado como vice de Cláudia Oliveira

O PSD de Porto Seguro realizou, na tarde de quarta-feira (27), na Câmara de Vereadores, a sua convenção municipal, junto com os partidos coligados e anunciou a chapa majoritária que disputará as eleições deste ano: Cláudia Oliveira prefeita e Beto Axé Moi (PP) vice.

O vice-governador e presidente estadual do PSD, Otto Alencar, participou do evento, ao lado do prefeito de Eunápolis Robério Oliveira, do presidente municipal do PSD, Hélio Lima, além de vereadores e lideranças políticas locais e regionais.

Candidatos a vereador pelo PSD, PP, PRTB, PHS, PSL, PSDC e PCdoB vibraram com os discursos que focavam a necessidade de renovação na política de Porto Seguro.

A convenção foi muita animada desde a entrada, com maciça presença de militantes e correligionários.


FONTE: RADAR 64

CONVITE


POR: RONNY BAHIA

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Wellington Lopes Silva é sepultado em São João do Paraiso




Foi seputaldo na tarde desta quara-feira, 27/06, em São João do Paraíso o corpo do jovem Wellington Lopes Silva, 26 anos, estudante do curso de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna.
Ele foi vítima de um acidente automobilístico na tarde de ontem, na BR-101, próximo a cidade de Arataca.
Informações obtidas pelo repórter Oziel Aragão, da Rádio Difusora, dão conta de que Wellington havia saído de São João do Paraíso com destino a Itabuna, onde faria uma importante prova na faculdade.
No percuso ele perdeu o controle do carro que dirigia, um veículo Strada, e terminou colidindo em uma árvore. Wellington morreu no local do acidente.
POR: RONNY BAHIA

HELIO DE PAULA PODE TER SUA CANDIDATURA IMPUGNADA PELO TCM

 O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Paulo Maracajá, e o corregedor, Raimundo Moreira, vão se encontrar no dia 5 com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sarah Brito. 
O objetivo é entregar a lista com nome de ex-prefeitos e vereadores que tiveram contas rejeitadas de 2004 para cá. O pré-candidato a prefeito de Cabrália, Helio de Paula, pode ter sua candidatura cassada, já que suas contas foram rejeitadas pela Câmara Municipal de Porto Seguro, no exercício de 2006, quando eme era presidente daquela Câmara, o que enquadra o mesmo entre os potenciais candidatos a fichas-sujas. Essa lista vai causar grande rebuliço no meio político baiano. O número ainda não está definido, mas beira os 700, mas que o dobro dos 280 encaminhados pelo Tribunal de Contas do Estado.


POR: RONNY BAHIA

Itabela registra sete casos de malária em apenas um mês

A vigilância epidemiológica registrou em apenas um mês sete casos confirmados de malária em Itabela, município do extremo sul da Bahia. A ocorrência da doença é mais comum no norte do Brasil, que registra 98% dos casos.
Seu Edson e o filho Gabriel, de três anos, foram os primeiros a apresentar os sintomas da doença na cidade. "Eu me preocupo muito com meu filho, que quase foi a óbito porque deu infecção na garganta e não estava comendo nem bebendo", conta Seu Edson Andrade.
A vigilância epidemiológica de Itabela acredita que eles contraíram o parasita da malária, o plasmódio, quando visitaram a cidade de Guajará-Mirim, Rondônia, há 20 dias. Seu Edson, é caminhoneiro e levou a família para visitar a região.
Ao picar uma pessoa infectada o mosquito se torna transmissor, por isso há o registro de novas vítimas em Itabela. A mãe de Gabriel, dois tios e dois primos contraíram a doença na cidade.
"Eu vim de Rondônia, fugindo da malária, que já tive três vezes, e acabei sendo vítima da malária aqui", observa Joelma Andrade, dona de casa.
O parasita se instala no fígado e se espalha pelo organismo causando palidez, calafrios, febre, dores de cabeça e vômito. "As pessoas podem ficar tranquilas, caso apresentem os sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima. O que podem fazer para ajudar? Usar repelentes e os cortinados", explica Graziele Pianizoli, coordenadora da vigilância epidemiológica.
A Secretaria de Saúde vai pulverizar o bairro Pereirão. Pessoas que apresentaram os sintomas estão sendo acompanhadas. "Faz-se o tratamento de sete dias com acompanhamento", pontua Betânia Macedo, coordenadora de endemias.
Vizinhos da família temem ser contaminados pelo parasita. "Eu tenho muito medo mesmo, fico assombrada, porque é tipo a dengue. A gente tem filho e mãe é mãe", revela Ana Ferreira, dona de casa.
Conversa com especialista
O infectologista Antônio Bandeira participou na manhã desta quarta-feira (27) do estúdio do Jornal da Manhã, telejornal da TV Bahia, afiliada da Globo no estado. Em sua participação, o especialista deu detalhes sobre a malária. Confira no vídeo ao lado.
FONTE: G1

HOMENS PRESOS COM DROGAS E ARMAS EM BARROLÂNDIA


Quatro pessoas foram presas em Barrolândia, distrito de Belmonte, com drogas e armas. Segundo a Polícia Militar, os irmãos José Marcos Barros da Silva, Edione Barros da Silva e Marcone Barros da Silva, além de Dilton Pereira Lima, são suspeitos de aterrorizar a comunidade com diversos crimes.


Na casa onde eles estavam foram apreendidos crack, cocaína, maconha, uma balança de precisão, além de dois revólveres calibres 32 e 38, com diversas munições intactas.
Parte da droga estava escondida em pequenos buracos abertos nas paredes do imóvel e as armas em cima do telhado. No local também foram apreendidos mais de R$ 900 em espécie, dois televisores - sendo um de led, três videogame modelo Playstation e papel alumínio.
Os homens, que segundo a PM já tinham passagem pela polícia, foram encaminhados para a delegacia de Belmonte, onde foi lavrado o flagrante e estão à disposição da justiça.


FONTE: RADAR 64

Data da devolução do dinheiro será divulgada nesta quarta

 Um aviso publicado no site da empresa S & R Concursos e Pesquisas, responsável pela realização do concurso público, que a prefeitura de Porto Seguro pretendia realizar - mas acabou sendo anulado por suspeitas de fraudes, esclarece que a devolução do dinheiro das inscrições será feita através de uma conta do Banco do Brasil.

De acordo com a nota, assinada pelo secretário de Administração, Lauro Setúbal, o cronograma da restituição será divulgado a partir desta quarta-feira (27).

Cerca de 20 mil pessoas, de todos os cantos do país, se inscreveram no concurso.


FONTE: RADAR 64

terça-feira, 26 de junho de 2012

LOJA GODEN SAT

  Aqui você encontra tudo em móveis, eletrodomésticos, antenas parabolicas e o cliente ainda pode contar com preço baixo de verdade, além de um ótimo atendimento para garantir a sua satisfação.
  A Loja Goden Sat fica situada na Av. Paulo Souto, no centro de Santa Cruz Cabrália-BA, FONES: (73)3282-1186 / 3282-1380

FAÇAM-NOS UMA VISITA E COMPROVE



A escrita pede passagem

Hoje me senti um pouco mais feliz pela minha tristeza, ela trouxe de volta ao meu âmago esse desejo da escrita, tão ausente em mim nos últimos tempos, talvez porque a felicidade tenha estado presente há tanto tempo que não havia tempo pra pensar na minha tão necessária arte de escrever, parece-me que por um momento, a borboleta pousada em meu ombro, embasbacou-me com sua beleza e impediu-me de refletir, visto que minhas reflexões nascem do desejo de ver e mostrar o que ninguém mais tem visto e isso surge exatamente da nostalgia, do desencanto dos instantes de tristeza, sentimentos esses que parecem não dormir conosco, mas, que ao amanhecer instalam-se em nosso interior, sem porquês obrigatórios, apenas estão lá.


TEXTO: Adriana Pesca

Convenção vai confirmar candidatura de Cláudia

 A convenção do PSD que deve confirmar o nome da deputada estadual Cláudia Oliveira a prefeita de Porto Seguro será realizada nesta quarta-feira (27). O evento está previsto para começar a partir das 14h, no auditório da Câmara Municipal, no centro da cidade.

O vice da pré-candidata ainda não foi definindo, mas seis partidos já declararam apoio a Cláudia: PP, PCdoB, PSDC, PHS, PRTB e PSL.

FONTE: RADAR 64

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Prefeito Abade homologa a sua candidatura a reeleição

O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, homologou a sua candidatura a reeleição, durante as convenções partidárias realizadas no último sábado, 23 de junho, no Colégio Frei Calixto, localizado no bairro Baianão.
Funcionários públicos, lideranças comunitárias e religiosas, amigos e correligionários do chefe do Executivo, além de 148 candidatos às eleições proporcionais, dos partidos da base aliada PSB, PSDB, PRTB e PSC lotaram o estabelecimento, onde aplaudiram entusiasticamente o gestor durante as suas explanações acerca das realizações do seu governo e do empenho e otimismo com os quais promete enfrentar o embate político que será travado após o dia 05 de julho.
Compuseram a mesa de honra junto com Abade: a presidente municipal do PSDB, Marizélia Costa; o presidente municipal do PSC, Eduardo Tocha; a presidente do PSB no município, Marlene Abade; o presidente do PTB em Porto Seguro, Roberto Lage; do PDT, Nerival Pereira; os vereadores Carlito Martins, Dilmo Santiago e Marcos Rodrigues, entre outros.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Carlito Martins, destacou que Abade é um gestor digno de ser tratado pelo pronome Vossa Excelência, tendo em vista a dimensão das obras que realizou, frisando que o prefeito escolheu candidatos extremamente capazes para vereador. “Eu era do PR e, colocando o meu mandato em jogo, optei sem medo pelo PSDB. A minha antiga legenda está com a oposição e eu preferi honrar esse grande líder que tanto fez por Porto Seguro, tendo a certeza de ter escolhido o caminho certo”, declarou.
O edil Dilmo Santiago afirmou compartilhar desse ponto de vista, tendo feito opção semelhante. “Eu me filiei ao PSB, correndo o risco de perder o meu mandato, mas tudo que Abade fez por esta cidade faria valer a pena até mesmo esse sacrifício”, citando como exemplos uma rua do Arraial d´Ajuda, onde a água das chuvas invadia as residências e danificava os móveis das  pessoas humildes, o que não mais acontece devido a revitalização do trecho no atual governo municipal, e a creche construída no distrito.
O vereador Marcos Rodrigues (da Aurora) considerou que o evento fez parte de um projeto que selará o triunfo do gestor nas urnas. “Abade trabalha por todo o município, inaugurando postos de saúde e escolas na zona rural, em aldeias indígenas e noutras localidades onde muitos políticos nunca foram sequer para pedir votos, portanto ele merece ser reeleito”, disse.
Presente na Convenção, um dos representantes do Partido dos Trabalhadores (PT), Cícero Gomes, enfatizou que o trabalho que vem sendo desenvolvido na atual gestão é muito importante para Porto Seguro e que precisa ser reconhecido. “A população tem que se convencer de que Abade fez mais do qualquer outro nesta cidade e que por isso deve continuar no cargo que ocupa. Parabéns, prefeito, pelo seu mandato!”, exclamou.
A presidente do PSB aproveitou a oportunidade para agradecer a população do município pelos quase 19.000 votos que a sigla teve nas Eleições de 2008. “Cremos que no próximo pleito superaremos esse número. Tenho orgulho de presidir um partido que prestigia uma gestão de resultados e que aglutina homens e mulheres aguerridos, que não fogem à luta”, ressaltando que, para a família do prefeito, não foi surpresa nenhuma as suas realizações, uma vez que todos conhecem o seu caráter e potencial administrativo. “O povo de Porto Seguro não tem memória curta. Sempre lembrará do Mercado Municipal, da praça da Bíblia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Baianão, Hospital Municipal, entre outras conquistas”, explanou Marlene Abade.
Bastante aplaudido em diversos momentos do seu discurso, o chefe do Executivo admitiu que se sente confortável em estar disputando novamente as eleições majoritárias. “O início do meu governo não foi nada fácil, pois tive de lidar com conspirações urdidas por pessoas que me apoiaram durante a campanha, mas que depois passaram a querer me boicotar, em virtude de eu não ter permitido as regalias que almejavam”, acrescentando que foi montada uma estratégia visando o desgaste da sua imagem e também de fomento a insatisfação popular, em decorrência dos maus serviços que estavam sendo prestados ao público. “Durante um mês de sofrimento, removi todas as pedras que estavam no meu caminho. Entretanto estou plenamente consciente das transformações que provocamos, mudando para melhor as vidas das pessoas”, informando que já estão disponíveis recursos para a construção de nove creches e oito quadras poliesportivas. Além disso, a retomada do asfaltamento das ruas do Baianão deverá ser anunciada em breve, dependendo unicamente da posição do governador Jaques Wagner, que já se comprometeu com o município de Porto Seguro no que concerne essa questão.
Inauguraremos a UPA no dia 02 de julho, uma ampla e moderna unidade que atenderá aproximadamente 50 mil pessoas, numa média de 300 atendimentos médicos por dia. Também estamos fazendo um colégio de primeiro mundo em Vera Cruz e outro em Arraial d´Ajuda, equipados com piscina, academia de música, sala de informática, praça de alimentação, etc. Queremos oferecer às nossas crianças um ambiente mais agradável do que suas próprias casas, de forma a mantê-las afastadas das ruas e da marginalidade”, disse Abade, complementando que não tem medo de enfrentar desafios, sejam quais forem. “Eu me considero um vencedor, porque conquistei na vida exatamente tudo o que as pessoas diziam que não estava ao meu alcance, que eu não era capaz conseguir, por ser “pequeno” para ter grandes ambições. A minha história mostra o quanto estavam enganadas ao meu respeito. As portas estavam fechadas para mim, mas eu abri todas”, arrematou
FONTE: O BAIANÃO

Costa do descobrimento ficou sete horas sem energia



Um apagão de quase sete horas deixou várias cidades e localidades da Costa do Descobrimento sem energia elétrica entre a noite de sábado (22) e a madrugada deste domingo (23).
Segundo a Coelba – Companhia de Eletricidade da Bahia, um problema técnico em uma linha da Chesf, na subestação de Trancoso, distrito de Porto Seguro, provocou o blecaute, que começou por volta das 21h50. Técnicos da empresa só conseguiram restabelecer o serviço por volta das 04h da madrugada.
A falta de energia abrangeu Porto Seguro, Vera Cruz, Trancoso, Arraial d’Ajuda, Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália e Barrolândia em Belmonte. Em Eunápolis, também houve interrupção, que durou menos de cinco minutos, mas ainda não há confirmação se foi reflexo do mesmo problema. Ainda de acordo com as informações, até o momento não existem relatos vindos de outros municípios.
Os moradores de Porto Seguro ficaram assustados. Eles temiam ação dos marginais, já que a Polícia Civil está em greve. A telefonia móvel celular também ficou prejudicada. Muitas pessoas não conseguiram completar suas ligações.
POR: DJALMA PONTES / CABRÁLIA NOTICIAS

DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO DA INSCRIÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO DE PORTO SEGURO SERÁ FEITA ATRAVÉS DO BANCO DO BRASIL

Acerca da aguardada e mais do que justa devolução do dinheiro das inscrições do concurso público que acabou sendo suspenso  pela prefeitura, o procurador geral do município, Dr. Eduardo Cruz,  informa  que a devolução dos valores será feita através das agências do Banco do Brasil, em qualquer cidade do País.
Explica o procurador: “Estamos apenas aguardando que o Banco do Brasil indique a conta e os procedimentos que devem ser adotados. Acreditamos  que até quarta-feira o banco nos dê esta resposta. A maior  preocupação do prefeito Abade  é que as pessoas não sejam mais penalizadas do que já foram, pois não seria justo ela ter que se deslocar da cidade dela até Porto Seguro apenas para receber o dinheiro da inscrição, o que seria inviável e oneroso. Assim sendo, depois de criada a conta, a pessoa poderá reaver o seu dinheiro em qualquer agência do Banco do Brasil no País inteiro. Como já disse, isso deverá ocorrer já na próxima semana. Inclusive, no próprio site da empresa S&R Concursos, os esclarecimentos já foram feitos”, afirma o procurador.
FONTE: REDE TOPA TUDO

NÚMERO DE MORTES CAI EM 20% NESSE SÃO JOÃO

O número de mortes em acidentes durante o feriado de São João nas rodovias estaduais foi reduzido em 20% em relação ao ano passado, segundo dados da Polícia Rodoviária. Durante a operação São João da Bahia 2012 – realizada entre as 8h de sexta-feira (22) até as 8h de segunda (25) – foram registrados 46 acidentes de trânsito. Foram contabilizadas 24 vítimas com ferimentos leves, 11 com ferimentos graves e oito mortes, entre estas cinco condutores e passageiros de motocicletas. Mesmo com a diminuição do número de vítimas fatais, a quantidade de acidentes aumentou 7%, assim como a de pessoas gravemente feridas (37%). A ação abordou 2.654 veículos, com retenção de 82. Foram emitidos 394 autos de infração e recolhidos 36 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs), além de cinco Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Três pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de armas e meio quilo de maconha foi apreendido.
POR: RONNY BAHIA

CHARGE DO DIA


TA COMPLICADO...
 Palavras deferidas pelo Prefeito de Santa Cruz Cabrália-BA, Jorge Pontes, na ultima vez que ele falou com seus educadores:
 -Se o piso salarial dos professores é lei, temos que fazer cumprir.
SÓ NOS RESTA AGUARDAR E CONFIAR NA PROMESSA, o problema disso tudo é que enquanto o piso não se cumprir, segundo o presidente da APLB do município, José Feliciano, a educação permanecerá de braços cruzados.
POR: RONNY BAHIA