sábado, 28 de abril de 2012

COMEMORAÇÃO DA SEMANA DO TRABALHADOR EM PONTO CENTRAL


 Temos a honra de convidar a todos para a festa de lançamento do mais novo CD do grupo Garanhões do Brega, que acontecerá no próximo sábado, 05/05, a partir das 22:00hs, no Espaço Livre, em Ponto Central.
A festa contará com muita gente bonita e a presença do pré-candidato a prefeito de Santa Cruz Cabrália, Celio Morada do Sol.

POR: RONNY BAHIA

sexta-feira, 27 de abril de 2012

RADIO 88 FM ENTREVISTA PRE-CANDIDATOS DE PORTO E AS RÁDIOS DE CABRÁLIA POR QUE NÃO FAZER...


PORTO SEGURO - Antes do período das convenções, previstas para o final de junho, quando os partidos políticos lançam oficialmente seus candidatos a prefeito, a rádio 88 FM de Porto Seguro inovará no radiojornalismo regional e realizará uma série de entrevistas com todos os pré-candidatos a prefeito da cidade.
Segundo o apresentador do 88 Notícias, Tarcizo Vieira, que conduzirá as entrevistas, todos os pré-candidatos terão tempos rigorosamente iguais, conforme determina a lei que trata das eleições. “As regras valem para todos e todos serão convidados”, explica, acrescentando que os pré-candidatos são: Gilberto Abade (PSB), Jânio Natal (PRP), Cláudia Oliveira (PSD), Lúcio Pinto (PMDB), Gilvan Florêncio (PT) e Miguel Ballejo (PV).
FONTE: BAHIA DIA A DIA

Embasa deve ser regulada pela Prefeitura, diz IAF

O aumento de 12,89% anunciado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a partir de 1º de maio reforça a tendência de elevação das tarifas bem acima da inflação verificada por estudo realizado pelo Instituto dos Auditores Fiscais (IAF). Até 2015, outros aumentos já estão previstos, percentuais que devem ser aprovados pela Comissão de Regulação dos ServiçosPúblicos de Saneamento Básico da Bahia (Coresab), que regulamenta o setor.
“O atual modelo de regulação exercido não tem a autonomia financeira, funcional e administrativa necessária para, principalmente, revisar as tarifas. A Embasa é regulada pela Coresab, um órgão também vinculado à Secretaria deDesenvolvimento Urbano (Sedur). Na prática é o governo do Estado regulamentando o próprio governo”, afirma Sérgio Furquim, diretor de Assuntos Econômicos e Financeiros do IAF.
Ao comparar o aumento das tarifas na Bahia e Pernambuco o Instituto constatou que o modelo local onera o usuário do sistema com reajustes abusivos. Enquanto a Embasa aumentou suas tarifas em percentuais que variam entre 94,1% e 211,9% no período entre 2007 e 2012, a Companhia Pernambucana de Saneamento(Compesa) elevou suas tarifas em 35,97% entre 2007 e 2011 (o próximo aumento está previsto para novembro). As taxas pernambucanas são reajustadas em índices próximos ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e são em algumas faixas 45% menores que a baiana mesmo sem considerar o impacto da cobrança do ICMS que não é cobrado no Estado de Pernambuco. Já na Bahia alíquota é de 17% sobre o valor total da conta.
“Os titulares dos serviços púbicos de saneamento básico devem assumir a regulação do sistema e não mais delegar. A Prefeitura de Salvador poderia dar exemplo e assumir a essa questão fazendo valer o determinado na legislação”, explicou. A Lei 11.445, em seu artigo 21, 22 determina que:
Art. 21. O exercício da função de regulação atenderá aos seguintes princípios:
I - independência decisória, incluindo autonomia administrativa, orçamentária e financeira da entidade reguladora;
II - transparência, tecnicidade, celeridade e objetividade das decisões.
Art. 22. São objetivos da regulação:
III - prevenir e reprimir o abuso do poder econômico, ressalvada acompetência dos órgãos integrantes do sistema nacional de defesa da concorrência;
IV - definir tarifas que assegurem tanto o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos como a modicidade tarifária, mediante mecanismos que induzam a eficiência e eficácia dos serviços e que permitam a apropriação social dos ganhos de produtividade.
Segundo Sérgio Furquim, “o atual sistema não acompanha o espírito da lei e esperamos que o titular de direito assuma suas prerrogativas como determinado no art.30 da Constituição Federal o mais rápido possível, em benefício dos consumidores baianos”.

Fonte: Luciana Amâncio

terça-feira, 24 de abril de 2012

Carro de jovens é encontrado em Rio; Um corpo localizado

MUCURI - Foi encontrado na noite desta terça-feira (24) o carro que levava cinco os universitários capixabas para a cidade de Prado, no extremo sul baiano. De acordo com informações do comandante da Caema/Polícia Militar, Tenente Coronel Ivanildo da Silva, o carro de modelo Punto, placa OBC-9685, foi encontrado submerso debaixo da ponto do Rio Mucuri, a 70 metros da BR-101.

O corpo de uma pessoa do sexo masculino foi localizado às margens do rio. Mergulhadores e mais de 60 policiais da Bahia e do Espírito Santo retomam as buscas aos demais jovens, que podem estar dentro do veículo, na manhã desta quarta (25). O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) do município de Texeira de Freitas para reconhecimento da família.

Ivanildo da Silva afirmou ao G1 que não há informações sobre o que causou o acidente. "Somente a perícia para informar o que de fato aconteceu com o carro. Estamos trabalhando com a hipótese de acidente automobilístico, mas isso só a perícia que irá confirmar após retirada do veículo". O motorista pode ter perdido o controle da direção em uma curva e caído em uma ribanceira, deixando um rastro de destroços.

Região de difícil acesso

O repórter Beto Ramos, da Rádio FM Abrolhos, disse ao Correio que o carro foi localizado por volta de 18h por um morador de Itabatã, que sentiu um mau cheiro forte vindo do local e avisou as autoridades. O carro caiu cerca de 15 metros de altura, segundo o repórter. O terreno é íngreme e de difícil acesso.
Ainda segundo Ramos, o local onde o carro caiu é antes do posto de gasolina de Mucuri, onde eles teriam feito um lanche. Essa informação pode ter prejudicado as buscas, que estavam sendo feitas já a partir do posto da cidade. O local onde o carro foi encontrado fica a 10 km da divisa entre Espírito Santo e Bahia.

Entenda o caso

Os jovens viajavam, por volta das 19h da última sexta-feira, em um carro Fiat Punto de cor bege em direção à festa de aniversário da mãe de Izadora. O percurso entre São Mateus e Prado deveria ser feito em cerca de três horas. Como o grupo não chegou ao destino, os familiares tentaram ligar para os celulares dos estudantes, mas todas as ligações caíram na caixa postal.

Segundo a polícia de São Mateus, o grupo teria sido visto pela última vez em um posto de gasolina do distrito de Itabatã, em Mucuri, no sul da Bahia.

Segundo a mãe de André Galão, Glória, as buscas foram iniciadas pelos familiares já na manhã de sábado (21). Ela informou que o trajeto entre São Mateus e Prado foi refeito diversas vezes por parentes.
FONTE: RADAR64.COM

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O PRÉ-CANDIDATO CÉLIO, VISITA COMUNIDADE INDÍGINA



O pré-candidato a Prefeito pelo PDT, Célio da Morada do Sol, visitou, esta semana, diversas localidades do município entre elas a comunidade indígena Pataxó, acompanhado com sua esposa e várias liderança como o pré-candidato a vereador Miranda Gáz.
Célio foi ver de perto as condições de vida dos Pataxó, assim como averiguar as estratégias de sobrevivência dessa população, que retira o seu sustento basicamente da agricultura familiar, extrativismo vegetal e artesanato indígena.
Célio pediu às lideranças indígenas que tenham confiança na política de Cabrália, pois temos grandes lideres com capacidade para governar Cabrália, bem como resolver os conflitos sempre de maneira pacífica.
"É preciso que seja encontrada uma solução negociada de todos os problemas, especialmente porque, muitas vezes, estão do outro lado da mesa pessoas que não tem compromisso com Cabrália, e, principalmente em Coroa Vermelha, que sofrem tanto quanto os índios. A violência e a intolerância estimula o ódio entre as partes, que em nada contribui para a solução da questão", pontuou Célio.
 Fonte: Djalma Britto Pontes