sábado, 10 de março de 2012

ATENÇÃO - MULTA DE TRANSITO!


ATENÇÃO - MULTA DE TRANSITO : essa você não sabia

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Código de Trânsito Brasileiro
Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.


DIVULGUEM PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL. VAMOS ACABAR COM A INDÚSTRIA DA MULTA!!!!

Gostaria, se possível, que cada um não guardasse a informação só para si...

NETINHO DO FORRÓ O MELHOR DO BRASIL.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Entrevista com Marta Ângela Pinto, pré-candidata a prefeita de Santa Cruz Cabrália

Entrevista exclusiva com a liderança política feminina Marta Ângela Pinto, pré-candidata a prefeita pelo município de Santa Cruz Cabrália. Marta tem despontando como forte candidata a ocupar o cargo de gestora daquele município, deixando para trás nomes tradicionais da política local.
Professora de formação lecionava até começar a conviver com política em 1988, quando trabalhou com o então prefeito de Porto Seguro, Bahiano. Não de pode dizer que ela entendia de política, nem tão pouco tinha interesse no assunto, mas conviver com Bahiano, a fez conhecer um lado da política que até então desconhecia.
“Eu achava que política era um jogo de interesses e disputas nem sempre justas e cordiais, no entanto, descobri que política é a arte de fazer alianças, amigos, conquistas, e quando você percebe, está envolvida a tal ponto que não consegue dizer não quando se trata de buscar melhorias na qualidade de vida das comunidades onde convive”, disse Marta.
Ela foi secretária de Ação Social de Cabrália, e a população confirma: uma das mais atuantes da história daquele município.
Procurando dar dignidade e respeito aos menos favorecidos, sem, contudo descuidar dos empresários, das Igrejas, e de todas as camadas daquela sociedade, buscou parcerias para que o governo fosse participativo e interativo.
Atualmente apresenta um programa na radio cidade FM 97,5, onde tem oportunidade de conversar e interagir com a população de Cabrália e municípios vizinhos, tomando conhecimento dos anseios, sonhos, dificuldades e até mesmo planos para um futuro melhor, de toda essa gente que aprendeu a amar e respeitar.
Agazetabahia.com – Nesta quinta-feira 08, se comemorou o Dia Internacional da Mulher. Qual a sua mensagem para essas guerreiras?
Marta Ângela Pinto – Essa é uma homenagem a todas nós mulheres, guerreiras, sonhadoras, apaixonadas e apaixonantes.
Totalmente necessárias...
Ser mulher é tudo de bom! Em minha opinião essa poesia descreve fielmente o que nós mulheres somos, como sentimos e o que realmente importa pra gente.

Poema - "Não sei" de Cora Coralina

Mulher
Pra descrever uma Mulher não é do jeito que quiser
Primeiro tem que ser sensível se não é impossível
Quem vê por fora não vai ver por dentro o que ela é
É um risco tentar resumir
Mulher
De um lado é corpo e sedução
Do outra força e coração •É fera e sabe machucar
Mas é primeira a te curar
Sempre faz o que bem quer ninguém pode impedir
E assim começo a definir
Mulher
Mulher, entre tudo que existe é principal
Pra você gerar a vida é natural
Esse é o mundo da mulher
Mulher, que a divina natureza fez surgir
A mais linda obra prima que alguém já viu
Assim nasceu Mulher nas mãos de Deus
Por mais que um homem possa ter
Sem ela não dá pra viver
Às vezes pede proteção pra ter um pouco de atenção
Se finge ser tão frágil, mas domina quem quiser
Pois ninguém pode definir
Mulher...


Agazetabahia.com – Como a senhora observa a pouca participação da mulher na política regional?
 Marta – As desigualdades de gênero no Brasil principalmente nas cidades pequenas são tão antigas quanto á história do país. Nos três primeiros séculos de colonização portuguesa as mulheres não tinham acesso à escola, ao mercado de trabalho formal e não possuíam direitos civis e políticos. Esta situação melhorou um pouco no século XIX, mas só no final deste século uma mulher conseguiu um diploma de curso superior. A plena exclusão das mulheres começou a mudar ao longo do século XX, quando as mulheres brasileiras conquistaram avanços sociais em três campos: a educação, a entrada no mercado de trabalho extra-doméstico e o voto. Porém, estas conquistas ainda não foram capazes de chegar à uma situação de eqüidade, e vejo que essa consciência tem mudado ao longo dos anos, e com a eleição da nossa presidente a DILMA ROUSSEF as mulheres perceberam que elas podem e são capazes de fazer parte de modo atuante na política.

A gazetabahia.com – Quando a senhora esteve ocupando a pasta de Secretária de Ação Social em Cabrália, quais suas ações voltadas para as mulheres?   

Marta – Todas as nossas ações da Secretária de Ação Social foram voltadas para as mulheres. Tivemos um programa chamado “MÃES EM AÇÃO”, onde se valorizava a mulher gestante, ministrando cursos de capacitação, para que servissem de geração de emprego e renda.
Também desenvolvemos um programa chamado PROJETO ABELHINHA, onde construíamos casas com recursos próprios para dar dignidade e melhorar a qualidade de vida das mulheres com crianças em situação de risco. Entre outras ações que dignificavam e valorizavam a mulher em geral.

 Agazetabahia.com – Falando de política partidária. A senhora está em que partido político?
Marta – PR - Partido da Republica, onde temos uma relação muito próxima com o Senador Cesar Borges!

Agazetabahia.com – Quais as ações que a senhora tem construído no município de Cabrália, juntamente com o seu grupo político, como pré-candidata?
Marta – Represento um grupo Político que tem compromissos com Cabrália, e vivemos um momento de completo abandono das Políticas Públicas. É preciso no momento de crise e de dificuldade, que pessoas que gostam de Cabrália possam se unir para defender os interesses da nossa cidade. E para isso contamos com lideranças em todos os bairros e povoados.

 Agazetabahia.com – Conhecedora profunda das questões sociais do município, quais seus projetos para as mulheres, caso seja eleita?
 Marta – Pretendo fazer um governo totalmente voltado para as questões Sociais, sempre priorizando as mulheres, trabalhando principalmente com Inclusão Social com Sustentabilidade, pois não acredito em desenvolvimento de um Município sem Inclusão Social, sabemos que a mulher na maioria das vezes é a grande provedora do seu lar, e pra isso, tem que estar capacitada para que tenha oportunidades igualitárias.


Agazetabahia.com – Como prefeita, quais os seus projetos para resgatar o turismo de Cabrália.  Hoje, enfraquecido e decadente?
Marta – Cabrália tem belezas naturais incomparáveis tais como: Coroa Vermelha, Santo André, Santo Antonio, Guaiú que precisam ser divulgadas nos principais centros urbanos deste País, como São Paulo, Belo Horizonte e outras grandes cidades. A divulgação e promoção dos nossos destinos têm que ser priorizados, para que possamos aumentar a média de ocupação da nossa cidade e com isso diminuir a sazonalidade. A Secretaria de Turismo precisa participar de todos os eventos, feiras e workshops de turismo nos principais centros emissores, e para isso, precisamos trabalhar a necessidade de uma interação entre Poder Publico, Sociedade Civil e Empresas de forma que esses segmentos trabalhem juntos para cuidarem de questões como a imagem e o planejamento da cidade, sem isso, será quase impossível chegar a algum lugar.

Agazetabahia.com – Uma questão grave é a determinação da Justiça para acabar com as barracas de praia. A senhora tem conhecimento sobre esse assunto?
Marta – Tenho acompanhado essa questão com certa preocupação. Sei da importância dessas barracas na economia dos Municípios que na maioria das vezes é a grande provedora. Essas barracas geram mais de 15% da mão de obra formal, mas quando você parte para os informais que são os autônomos como: ambulantes, taxistas, fornecedores etc. isso chega até a 80% do sustento dessa população. Por isso acho que temos que lutar, unir Poder Público com Setor Privado para que tenhamos força para garantir o sustento de tantas famílias.
Agazetabahia.com – Por ser o “Município Mãe do Brasil”, Cabrália não está desprestigiada pelas autoridades estaduais e federais. De quem é culpa?
Marta – Realmente, hoje vivemos num total abandono das políticas Publicas como já disse antes, Acredito que esse abandono se dê unicamente a credibilidade e competência do gestor. Como trazer investimento para um Município onde se perdeu todos os programas Federais tanto na saúde como na educação, e o que estou falando é só vocês comprovarem junto aos ministérios compare o IDEB durante a nossa gestão e o agora, a Plena de Saúde que conquistamos com apenas seis meses de governo, também se perdeu. Só pra se ter uma idéia, tem três anos que não nasce uma criança em Cabrália porque o centro cirúrgico foi desativado entre outros desmandos. Então, como trazer investimentos para uma cidade que se encontra em um total ostracismo.  

Agazetabahia.com – Para finalizar. Qual a sua mensagem para o eleitor do seu município?
 Marta – Vamos investir muito na área Social, recuperando a auto-estima da população, com cursos de capacitação e sustentabilidade, recuperar a saúde, hoje na UTI, investir na Educação e principalmente no Turismo que é a nossa maior fonte de renda do Município. Um forte abraço e que Jesus abençoe a todos os lares da nossa cidade.

Escolhas


Todos os dias paro para  refletir sobre minhas escolhas e sempre me pergunto: será que fiz a escolha certa? Quase sempre a escolha certa só é de fato concedida após termos feito algumas escolhas erradas.
Escolher é algo que fazemos cotidianamente  desde o amanhecer , escolhemos a roupa com a qual iremos sair, o alimento do café da manhã, a rua pela qual iremos, por onde começaremos o trabalho, enfim, coisas corriqueiras  mas, que precisam ser devidamente elaboradas, pois, corremos o risco  de, mesmo nessas menores escolhas, cometermos equívocos que gerem consequências  drásticas: a roupa errada pode nos tornar patéticos, um alimento errado pode causar uma indigestão matinal,  a escolha de qualquer rua para a ida ao trabalho pode  nos custar um atraso desnecessário. Existem, porém, aqueles que já condicionaram suas escolhas, e estas, uma vez definidas são repetidas e tornam-se cômodas o bastante para não serem mudadas.
O que de fato é algo a ser refletido caríssimos, são as escolhas que vão além daquilo que fazemos no dia a dia. São as escolhas que definem nossas vivências, escolhas essas que muitas vezes são irreversíveis e sofremos com as conseqüências de algo que nós mesmos construímos para um castelo de sombras que nos acompanha.
Nós somos feitos de tais escolhas e somos resultado de nossas escolhas ou até das escolhas de outrem. Somos parte de um mundo onde cada passo é um novo passo e  o não caminhar é  ponto de partida para o não alcançar.
É possível que sejamos conduzidos, é possível que sejamos condutores. Todo caminho tem duas perspectivas e duas possibilidades e, cada uma leva ao sim e ao não. Fazermos o que de fato é certo é algo plausível  mas, nem sempre acertaremos o primeiro alvo, o importante porém,  é que o primeiro alvo que não fora acertado crie uma visão ampliada e permita-nos fazer um novo caminho, onde cada lance se destine a acertar.

TEXTO: ADRIANA PESCA 09/03/2012

Barracas de praia entram na pauta da Record News


A discussão sobre as barracas de praia da Orla Norte de Porto Seguro, ameaçadas de demolição, entrou na pauta da Rede de TV Record News, dia 07 de março, durante o programa Alerta Total, conduzido por Tom Ribeiro. O apresentador, que conhece as praias de Porto Seguro, defendeu a importância das estruturas de praia para o turismo local. Para falar sobre o assunto, foi convidado o vereador e gerente geral do Complexo de Lazer Tôa Tôa, Paulo Onish (Paulinho Tôa Tôa).
Como você mesmo, que freqüenta Porto Seguro falou, 90% da economia do município depende do turismo, que é a nossa vocação. E hoje essas estruturas de praia, esses complexos de lazer não são mais simples barracas de praia, são grandes atrativos turísticos, que fazem com que o turista vá para Porto Seguro, argumentou o vereador. 
De acordo com estudo elaborado pelo Sebrae, as estruturas de praia geram mais de 10% da mão de obra formal do município, só na Orla Norte. Isso nós estamos falando da mão de obra formal. Quando você considera os autônomos, ambulantes, taxistas, terceirizados, fornecedores, quer dizer são milhares de pessoas que dependem dessas areias, desses complexos turísticos para garantir o seu sustento. E o que gera a dignidade para um pai de família é a o sustento garantido pelo seu trabalho, defendeu o vereador.
Defendendo os trabalhadores de praia
Paulinho Tôa Tôa informou que essa questão está sendo levada para lideranças locais, Senado, Câmara de Deputados e Assembléia Legislativa. “O senador Magno Malta, que esteve conosco lá no Tôa Tôa, onde ele realizou um evento, viu de perto a importância dessa estrutura e ficou sensibilizado”. Segundo o vereador, na semana passada, juntamente com o senador Paim e outros senadores do Piauí e do Pará, Malta criou a Frente Parlamentar de Defesa dos Trabalhadores de Praia do Brasil. A causa já ganhou também a adesão do deputado federal Paulo Magalhães.
Para o vereador, o senador Magno Malta foi muito feliz em seu discurso na TV Senado, onde deixou claro que inúmeras famílias dependem dessa estrutura, porque quando o turismo está aquecido, aquece também o comércio. Para se ter uma ideia, as barracas de praia injetam mais de R$ 15 milhões por ano no comércio de Porto Seguro. E isso não sou eu que estou falando. O Sebrae revelou em sua pesquisa que o pai de família que depende dessas estruturas - o garçon, o cozinheiro, o ambulante - compra o sapato, a roupa, o alimento de toda a sua família, no comércio de Porto Seguro, enfatizou.
De acordo com Paulinho Tôa Tôa, o objetivo do movimento não é fazer pressão sobre o poder Judiciário e sim mostrar a importância dessas estruturas para a economia da cidade. Sabemos que a lei é fria e o que interessa para o juiz é a lei. Então o movimento que estamos fazendo com o Senado, a Câmara de Deputados e a bancada baiana na Assembleia é para mudar um dispositivo na lei, onde aquelas balneários, que dependem do turismo, sejam administrados pela prefeitura e não pela União, salientou.
Paulinho lembrou que no mês de fevereiro a Justiça Federal já determinou a demolição da Barraca do Gaúcho, uma das 62 da Orla Norte de Porto Seguro. O momento é de união e nós vamos recorrer a Brasília para tentar reverter essa decisão, destacou. O vereador informou ainda que está sendo feito um abaixo assinado e diversas entidades locais como a Associação de Barracas de Praia da Orla Norte, Câmara de Vereadores, CDL (Câmara de Diretores Lojistas) e ABIH (Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis) já estão apoiando a Frente Parlamentar  em Defesa do Trabalhador de Praia do Brasil.

Hilda Rodrigues (MTB 4262)
Assessoria de Imprensa

FONTE: O BAIANÃO .COM.BR

quinta-feira, 8 de março de 2012

TELA BRASIL EM SANTA CRUZ CABRÁLIA.

FONTE CABRALIANOTICIA.COM COM  DJALMA PONTES.
Oficina Tela Brasil ensina técnicas de cinema
a jovens de Santa Cruz Cabrália, de 17 a 28 de março

O projeto, patrocinado pela Fundação Telefônica|Vivo, tem aulas gratuitas de roteiro, direção, edição e produção de vídeo. Curtas-metragens produzidos durante a oficina serão exibidos ao público no dia 31

Ensinar jovens de comunidades de baixa renda a produzir e a contar suas próprias histórias. Essa é a idéia da Oficina Tela Brasil, idealizada pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (realizadores dos filmes O Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo). A oficina que ensina técnicas de cinema gratuitamente será ministrada em Santa Cruz Cabrália entre os dias 17.03 e 28.03. Em quatro anos de atividade, a Oficina Tela Brasil já passou por 78 cidades e acumula 1690 alunos.

O curso, patrocinado pela Fundação Telefônica|Vivo, será realizado na Escola Municipal Professora Nair Sambrano Bezerra, na rua Porto Alegre, s/n, no bairro do Campinho. Durante dez dias, os alunos aprenderão técnicas de edição, roteiro, direção e produção e ainda produzirão curtas-metragens, que serão exibidos em sessão aberta ao público, no sábado (31.03). A exibição será acompanhada de perto por um profissional do cinema, que dividirá com os jovens suas experiências no mercado audiovisual.

Os interessados em participar da oficina têm até sexta-feira (09.03) para preencher a ficha de inscrição na Secretaria Municipal da Cultura, Prefeitura Municipal, na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, no Centro de Referência da Assistência Social, no Instituto Amigos de Santo André e na Escola Municipal Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. As inscrições também podem ser feitas pelo Portal Tela Brasil (www.telabr.com.br) até terça-feira (13.03). São 20 vagas abertas para jovens a partir de 14 anos. Para garantir a presença dos alunos, cada um recebe uma ajuda de custo para transporte e pesquisa no valor de R$ 110,00. A lista dos selecionados será divulgada no dia 16.03.

Dezenas dos vídeos produzidos nas Oficinas Tela Brasil foram premiados em importantes festivais, como o Tia Dita (20º Festival Internacional de Curtas de São Paulo; VIII Festival Araribóia em Niterói e 16ª edição do Vitória Cine Vídeo, em Vitória); Pão com mortadela e meia mussarela (19º Festival de Curtas de São Paulo, Goiânia Mostra Curtas, Visorama 3, Festival Visões Periféricas e CineCufa 2009); Dr. Poporowiscky (4º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do MERCOSUL e Festival CineCufa). Além disso, 32 dos 161 vídeos selecionados para o CineCufa - Festival Internacional de Filmes de Periferia (Rio de Janeiro, 2009) são fruto das Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil.

“Com uma câmera na mão, esses jovens produzem trabalhos surpreendentes. Nosso maior objetivo é que os alunos usem as Oficinas como uma ferramenta de expressão para que contem, por meio do audiovisual, suas histórias e seus sonhos”, fazem coro Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky.

Portal Tela Brasil – Para ampliar a abrangência das oficinas, foi criado, em parceria com a Fundação Telefônica, um portal (www.telabr.com.br) com conteúdo audiovisual onde os jovens encontram exercícios virtuais, textos lúdicos sobre as diversas áreas do audiovisual, filmografias, bibliografias e links comentados, informações sobre editais, festivais e concursos.

Sobre a Telefônica|Vivo – A Fundação Telefônica|Vivo atua com o fim de contribuir para o desenvolvimento social dos países onde está presente. No Brasil, a instituição foi criada em 1999 e possui linhas de atuação voltadas para o acesso à educação, a melhoria da qualidade educativa e a divulgação do conhecimento. Em 2011, com a fusão entre a Vivo e a Telefônica, a Fundação incorporou os projetos do Instituto Vivo e ampliou sua atuação para todo o país.

Em Santa Cruz de Cabrália, a Fundação Telefônica|Vivo apoia o projeto “Pescando com Redes 3G”, no qual os pescadores recebem capacitação e podem ter acesso a dados sobre condições de navegação, consulta à Bolsa de Mercadorias e conexão permanente com os clientes. Além de capacitação, 50 pescadores receberam 50 “sim card” com plano de dados para 2,5 anos. Agora estão sendo realizados os ciclos completos de pesca, comercialização e acompanhamento técnico. O objetivo é melhorar as condições de vida dos pescadores e sua atividade econômica, por meio do uso do sinal 3G da Vivo. Para conhecer mais, acesse www.fundacaotelefonica.org.br.

Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil em Craíbas – AL
Realização: Buriti Filmes
Patrocínio: Fundação Telefônica|Vivo
Coordenação: Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi
Inscrições: Gratuitas, até sexta-feira (09.03) nos pontos de inscrição e até terça-feira (13.03) no Portal Tela Brasil (www.telabr.com.br)
Pontos de Inscrição:
- Secretaria Municipal de Cultura:
Rua Campos Tourinho, s/n, Centro – Santa Cruz Cabrália
- Prefeitura Municipal:
Av. Cristal, 13, Bairro Mirante de Coroa Vermelha – Santa Cruz Cabrália
- Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer:
Av. Cristal, nº 430, Bairro Mirante de Coroa Vermelha – Santa Cruz Cabrália
- Centro de Referência da Assistência Social
Rua Porto Alegre, nº100, Bairro Campinho - Santa Cruz Cabrália
- IASA - Instituto Amigos de Santo André
Rua Beira Mar, nº152, Bairro Santo André - Santa Cruz Cabrália
- Escola Municipal Indígena Pataxó de Coroa Vermelha
Br 367, s/n, Bairro Coroa Vermelha - Santa Cruz Cabrália

Aulas
Data: 17 a 28 de março
Local das aulas: Escola Municipal Professora Nair Sambrano Bezerra (Rua Porto Alegre, s/n, bairro do Campinho)
Horário das aulas: das 19h00 às 23h00 de segunda-feira a sexta-feira e das 9h às 18h aos finais de semana

Estreia dos curtas-metragens feitos pelos alunos do projeto
Data: sábado (31.03)
Local da apresentação: Tenda do Cine Tela. Praça do Povo, s/n (Antiga Praça do Coração) - Centro
Ingressos: grátis
Portal Tela Brasil: www.telabr.com.br

Assessoria de Imprensa:
Luciana Branco Comunica
Camilla Mortean – camilla.mortean@lucianabranco.com.br
Marcela Lupoli – marcela.lupoli@lucianabranco.com.br
Tel: 11 3881 9903
 
FONTE CABRALIANOTICIA.COM COM  DJALMA PONTES.

quarta-feira, 7 de março de 2012

HOMENAGEM AO DIA DA MULHER


MULHER
 A luta pela conquista de nosso espaço não nos tirou de nosso lugar de destaque, ao contrário, deu-nos motivos a mais para a inspiração de nossos sonhos e, de fato, é de sonhos que alimentamos nossa realidade. Construímos diariamente nossos palcos, cenários de nossas atuações e, como o esplendor das rosas, desabrochamos todos os dias.
 Nascer mulher é uma permissão divina que se faz pela compreensão suprema de que a ausência de seres tão singelos tornaria o mundo menos habitável. Não falo isso pro aflorar em mim um feminismo nascente, mas, por reconhecer no labor cotidiano destas maestras a composição imagética da tecitura da vida.
 Parabéns a vocês...  A nós, mulheres que hoje possuem na simbologia dessa data a homenagem merecida. Nesse momento não nos cabe uma falsa modéstia, pois, fomos por Deus escolhidas para a geração do valor maior, a vida, e cuja missão de mantê-la segue também vida a fora, algo que não se finda quando os frutos amadurecem, mas que contrário, continuam ansiando serem regados por afetos.
 À mulher que é mão sem deixar sua essência de mulher, que é professora com afetos de mãe, que é sábia, guerreira, profissional capacitada pelo saber que extrai de todos os seus momentos, que luta por seus ideais com a força da contradição de quem já afirmou que a mulher é um sexo frágil, mas, que possuem em si a fragilidade dos seres intocáveis, dedico essa mensagem.
 Dedico a vocês, mulheres, diversidade feminina que é essencial, esta homenagem, de quem reconhece que pés delicados podem caminhar sobre pedregulhos e ainda assim imaginar-se em tapetes de flores, que a emoção é permitida e emocionar-se é uma rica especialidade, pois, corações que pulsam exigem ser tocados.
 Parabéns a todas vocês, mulheres que carregam em si o mundo sem, no entanto, tomá-lo pra si, fazendo de cada dia um dia de descobertas inimagináveis de quem, mesmo sem querer, sempre é capaz de surpreender.
  Parabéns  pelo seu dia
 TEXTO: ADRIANA PESCA