sexta-feira, 9 de março de 2012

Entrevista com Marta Ângela Pinto, pré-candidata a prefeita de Santa Cruz Cabrália

Entrevista exclusiva com a liderança política feminina Marta Ângela Pinto, pré-candidata a prefeita pelo município de Santa Cruz Cabrália. Marta tem despontando como forte candidata a ocupar o cargo de gestora daquele município, deixando para trás nomes tradicionais da política local.
Professora de formação lecionava até começar a conviver com política em 1988, quando trabalhou com o então prefeito de Porto Seguro, Bahiano. Não de pode dizer que ela entendia de política, nem tão pouco tinha interesse no assunto, mas conviver com Bahiano, a fez conhecer um lado da política que até então desconhecia.
“Eu achava que política era um jogo de interesses e disputas nem sempre justas e cordiais, no entanto, descobri que política é a arte de fazer alianças, amigos, conquistas, e quando você percebe, está envolvida a tal ponto que não consegue dizer não quando se trata de buscar melhorias na qualidade de vida das comunidades onde convive”, disse Marta.
Ela foi secretária de Ação Social de Cabrália, e a população confirma: uma das mais atuantes da história daquele município.
Procurando dar dignidade e respeito aos menos favorecidos, sem, contudo descuidar dos empresários, das Igrejas, e de todas as camadas daquela sociedade, buscou parcerias para que o governo fosse participativo e interativo.
Atualmente apresenta um programa na radio cidade FM 97,5, onde tem oportunidade de conversar e interagir com a população de Cabrália e municípios vizinhos, tomando conhecimento dos anseios, sonhos, dificuldades e até mesmo planos para um futuro melhor, de toda essa gente que aprendeu a amar e respeitar.
Agazetabahia.com – Nesta quinta-feira 08, se comemorou o Dia Internacional da Mulher. Qual a sua mensagem para essas guerreiras?
Marta Ângela Pinto – Essa é uma homenagem a todas nós mulheres, guerreiras, sonhadoras, apaixonadas e apaixonantes.
Totalmente necessárias...
Ser mulher é tudo de bom! Em minha opinião essa poesia descreve fielmente o que nós mulheres somos, como sentimos e o que realmente importa pra gente.

Poema - "Não sei" de Cora Coralina

Mulher
Pra descrever uma Mulher não é do jeito que quiser
Primeiro tem que ser sensível se não é impossível
Quem vê por fora não vai ver por dentro o que ela é
É um risco tentar resumir
Mulher
De um lado é corpo e sedução
Do outra força e coração •É fera e sabe machucar
Mas é primeira a te curar
Sempre faz o que bem quer ninguém pode impedir
E assim começo a definir
Mulher
Mulher, entre tudo que existe é principal
Pra você gerar a vida é natural
Esse é o mundo da mulher
Mulher, que a divina natureza fez surgir
A mais linda obra prima que alguém já viu
Assim nasceu Mulher nas mãos de Deus
Por mais que um homem possa ter
Sem ela não dá pra viver
Às vezes pede proteção pra ter um pouco de atenção
Se finge ser tão frágil, mas domina quem quiser
Pois ninguém pode definir
Mulher...


Agazetabahia.com – Como a senhora observa a pouca participação da mulher na política regional?
 Marta – As desigualdades de gênero no Brasil principalmente nas cidades pequenas são tão antigas quanto á história do país. Nos três primeiros séculos de colonização portuguesa as mulheres não tinham acesso à escola, ao mercado de trabalho formal e não possuíam direitos civis e políticos. Esta situação melhorou um pouco no século XIX, mas só no final deste século uma mulher conseguiu um diploma de curso superior. A plena exclusão das mulheres começou a mudar ao longo do século XX, quando as mulheres brasileiras conquistaram avanços sociais em três campos: a educação, a entrada no mercado de trabalho extra-doméstico e o voto. Porém, estas conquistas ainda não foram capazes de chegar à uma situação de eqüidade, e vejo que essa consciência tem mudado ao longo dos anos, e com a eleição da nossa presidente a DILMA ROUSSEF as mulheres perceberam que elas podem e são capazes de fazer parte de modo atuante na política.

A gazetabahia.com – Quando a senhora esteve ocupando a pasta de Secretária de Ação Social em Cabrália, quais suas ações voltadas para as mulheres?   

Marta – Todas as nossas ações da Secretária de Ação Social foram voltadas para as mulheres. Tivemos um programa chamado “MÃES EM AÇÃO”, onde se valorizava a mulher gestante, ministrando cursos de capacitação, para que servissem de geração de emprego e renda.
Também desenvolvemos um programa chamado PROJETO ABELHINHA, onde construíamos casas com recursos próprios para dar dignidade e melhorar a qualidade de vida das mulheres com crianças em situação de risco. Entre outras ações que dignificavam e valorizavam a mulher em geral.

 Agazetabahia.com – Falando de política partidária. A senhora está em que partido político?
Marta – PR - Partido da Republica, onde temos uma relação muito próxima com o Senador Cesar Borges!

Agazetabahia.com – Quais as ações que a senhora tem construído no município de Cabrália, juntamente com o seu grupo político, como pré-candidata?
Marta – Represento um grupo Político que tem compromissos com Cabrália, e vivemos um momento de completo abandono das Políticas Públicas. É preciso no momento de crise e de dificuldade, que pessoas que gostam de Cabrália possam se unir para defender os interesses da nossa cidade. E para isso contamos com lideranças em todos os bairros e povoados.

 Agazetabahia.com – Conhecedora profunda das questões sociais do município, quais seus projetos para as mulheres, caso seja eleita?
 Marta – Pretendo fazer um governo totalmente voltado para as questões Sociais, sempre priorizando as mulheres, trabalhando principalmente com Inclusão Social com Sustentabilidade, pois não acredito em desenvolvimento de um Município sem Inclusão Social, sabemos que a mulher na maioria das vezes é a grande provedora do seu lar, e pra isso, tem que estar capacitada para que tenha oportunidades igualitárias.


Agazetabahia.com – Como prefeita, quais os seus projetos para resgatar o turismo de Cabrália.  Hoje, enfraquecido e decadente?
Marta – Cabrália tem belezas naturais incomparáveis tais como: Coroa Vermelha, Santo André, Santo Antonio, Guaiú que precisam ser divulgadas nos principais centros urbanos deste País, como São Paulo, Belo Horizonte e outras grandes cidades. A divulgação e promoção dos nossos destinos têm que ser priorizados, para que possamos aumentar a média de ocupação da nossa cidade e com isso diminuir a sazonalidade. A Secretaria de Turismo precisa participar de todos os eventos, feiras e workshops de turismo nos principais centros emissores, e para isso, precisamos trabalhar a necessidade de uma interação entre Poder Publico, Sociedade Civil e Empresas de forma que esses segmentos trabalhem juntos para cuidarem de questões como a imagem e o planejamento da cidade, sem isso, será quase impossível chegar a algum lugar.

Agazetabahia.com – Uma questão grave é a determinação da Justiça para acabar com as barracas de praia. A senhora tem conhecimento sobre esse assunto?
Marta – Tenho acompanhado essa questão com certa preocupação. Sei da importância dessas barracas na economia dos Municípios que na maioria das vezes é a grande provedora. Essas barracas geram mais de 15% da mão de obra formal, mas quando você parte para os informais que são os autônomos como: ambulantes, taxistas, fornecedores etc. isso chega até a 80% do sustento dessa população. Por isso acho que temos que lutar, unir Poder Público com Setor Privado para que tenhamos força para garantir o sustento de tantas famílias.
Agazetabahia.com – Por ser o “Município Mãe do Brasil”, Cabrália não está desprestigiada pelas autoridades estaduais e federais. De quem é culpa?
Marta – Realmente, hoje vivemos num total abandono das políticas Publicas como já disse antes, Acredito que esse abandono se dê unicamente a credibilidade e competência do gestor. Como trazer investimento para um Município onde se perdeu todos os programas Federais tanto na saúde como na educação, e o que estou falando é só vocês comprovarem junto aos ministérios compare o IDEB durante a nossa gestão e o agora, a Plena de Saúde que conquistamos com apenas seis meses de governo, também se perdeu. Só pra se ter uma idéia, tem três anos que não nasce uma criança em Cabrália porque o centro cirúrgico foi desativado entre outros desmandos. Então, como trazer investimentos para uma cidade que se encontra em um total ostracismo.  

Agazetabahia.com – Para finalizar. Qual a sua mensagem para o eleitor do seu município?
 Marta – Vamos investir muito na área Social, recuperando a auto-estima da população, com cursos de capacitação e sustentabilidade, recuperar a saúde, hoje na UTI, investir na Educação e principalmente no Turismo que é a nossa maior fonte de renda do Município. Um forte abraço e que Jesus abençoe a todos os lares da nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário