quarta-feira, 11 de abril de 2012

CERCA DE 1500 ÍNDIOS INTERDITAM A BR 101 DURANTE14 HORAS

Ontem, terça-feira 10/04, índios pataxós e tupinmbás do extremo sul da Bahia paralisaram a BR 101, no Km 774, entre os municípios de Itabela e Itamarajú, frente à aldeia Guaxuma.
A manifestação teve inicio as 05:10 hs e só teve fim por volta das 19:30. Durante todo o dia apenas ambulâncias e carro com pessoas que iam fazer hemodialise em Eunápolis passavam pela barreira.

Siga abaixo a pauta das reivindicações abordadas no protesto:

*SOLICITAÇÃO DE AUDIÊNCIAS:
·        * Executiva Nacional (Dilma Rousseff);
·         *Ministro da Justiça – MJ;
·         *Presidência do Senado Federal;
·         *Presidência da Câmara dos Deputados;
·         *Presidência da FUNAI;
*DEMARCAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DAS TERRAS INDÍGENAS:
·         *Carta declaratória do território indígena Barra Velha que fica em Porto Seguro-Ba;
·          *Aquisição de terras/decreto por interesse social/Aldeia Pataxó Juerana e Aroeira;
·         *Publicação do Relatório Antropológico da ampliação das Terras Indígenas Pataxó Coroa Vermelha e Mata Medonha;
·          *Publicação do Relatório Antropológico da Terra Tupinambá de Belmonte/Aldeia Patiburí;
·         *Aquisição de Terras/decreto por interesse social/Aldeias Tupinambá Encanto da Patioba e Vereme;
·         *Homologação da Terra Indígena Pataxó Aldeia Velha;
·         *Agilidade no processo de acordo entre FUNAI, INCRA E ICMBio, no Território Kay/Pequi;
*PROTSTO SOBRE AS PECs Nº 215/00/CÂMARA DOS DEPUTADOS E 038/99/SENADO FEDERAL:
·        * Posicionamento do Governo/Presidência da República /Senado Federal e Câmara dos Deputados para a garantia dos Direitos Indígenas/ Constituição Federal de 1988;
·         *Arquivamento das PECs 215/00 e 038/99;
*INOPERANCIA D FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO  - FUNAI NA ASSISTÊNCIA AOS POVOS INDÍGENAS:
·         *Nomeação de Coordenador Executivo Titular da Coordenação Regional do Sul da Bahia;
·       *Licitação para aquisição de bens e serviços/pregoeiro (combustíveis, materiais de consumo, insumos agrícolas, serviços de terceiro pessoa física e jurídica na área administrativa, mecanização agrícola);
·      *Pleno funcionamento das Coordenações Técnicas Locais (telefone, internet, material de escritórios);
·     *Pagamento de débitos de exercícios anteriores, que prejudicam pleno funcionamento d FUNAI nos comércios locais, atingindo diretamente as aldeias;
·       * Construção e reforma dos Prédios das CTLs;
·         *Aquisição de equipamentos e materiais permanentes (computadores, impressoras, mesas, etc.);
·         *Aquisição de 07 (sete) caminhões para as CTLs do sul da Bahia;
·         *Integração da FUNAI nas políticas públicas dos governos municipais e estaduais;
·         *Cumprimento constituição na defesa dos direitos e interesses da população indígena;
·         *Maior interação das Diretorias e Coordenações da FUNAI Brasília, na implantação dos projetos de desenvolvimento comunitário;
*SEGURANÇA EM TERRAS INDIGENS PATAXÓ:
·        * Ações de Segurança Pública, Repressão e Combate a Tráfico de Drogas nas Terras Indígenas do Extremo Sul da Bahia, especialmente nas Aldeias Pataxó Coroa Vermelha, Aldeia Velha, Imbiriba, Barra Velha e Boca da Mata;
·        * Instalação de uma UPP (Unidade de Policia Pacificadora) na Aldeia Pataxó Coroa Vermelha no município de Santa Cruz Cabrália – Ba.
·         *Inclusão de lideranças indígenas no Programa Nacional de Proteção de Defensores dos Direitos Humanos – SNJDH, as quais estão sendo ameaçadas de morte por traficantes de drogas atuantes no interior das Terras Indígenas.

 Durante todo o dia as Policias Rodoviária e Militar estiveram presentes no local no intuito de manter a ordem e colher informações para serem levadas até a sede do governo em Salvador e até mesmo a Brasília, só no fim da tarde, por volta das 17:30 hs, a Policia Federal se fez presente no local sob o comando do Delegado Renovato.
 A chegada da Policia Federal provocou alvoroço entre os manifestantes que se dividiam em suas opiniões entre a liberação da BR e a permanência do protesto até que os representantes indígenas de todo o pais que se encontrava em Brasília obtivesse alguma resposta do Governo Federal e Estadual.
 32 aldeias da região estavam sendo representadas na paralisação que só liberaram a rodovia às 19:30 hs, após receberem a notificação do Cacique Aruã da aldeia Coroa Vermelha, de que havia sido agendado uma reunião com o Presidente da FUNAI, Ministro da Justiça, Presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados alem do Governador  da Bahia Jaques Wagner-PT. A Presidenta da Republica Dilma Rousseff que se encontra nos EUA não foi relacionada para a reunião.
 O Cacique Aruã informou ainda que a reunião que foi agendada para a manhã desta Quarta-feira 11/04, só aconteceria mediante a liberação da BR.
 O fechamento da BR provocou filas de cerca de 7 quilômetros nos 2 sentidos da pista e os indígenas prometeram retornar a manifestação caso nenhuma resposta seja dada pelos Governantes.


GALERIA DE FOTOS
 POR: RONNY BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário