quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PORTO SEGURO-Prefeita reúne lideranças indígenas em seu gabinete


Foto: Divulgação
Cerca de 100 índios, entre caciques e lideranças da tribo pataxó de 17 aldeias do município, participaram de reunião com a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, dia 26 de fevereiro, em seu gabinete, na Casa da Lenha. O encontro contou ainda com a presença dos secretários de Governo, Roberta Caires; Saúde, Edna Alves; Administração, Teresinha Siviero; Meio Ambiente, Bené Gouveia; Agricultura e Pesca, Aliomar Bittencourt;Trabalho e Desenvolvimento Social, Shika Anamiodi e do chefe de Gabinete, Josemar Siquara.
A prefeita enfatizou que fez questão da presença dos secretários para que eles pudessem ouvir e encaminhar as demandas dos índios diretamente em cada uma de suas áreas de atuação. “Quero que o nosso contato seja o mais harmonioso possível. Sou uma pessoa muito aberta a sugestões e o nosso intuito é o de acertar. Sabemos da importância de vocês para o Berço do Descobrimento. Queremos trilhar um caminho novo e para isso, gostaria de ouvir vocês”, disse Cláudia Oliveira. As lideranças presentes aproveitaram a abertura da prefeita para se apresentar e fazer suas reivindicações.
A secretária de Governo, Roberta Caires, cuja pasta abrange também a Superintendência Indígena, reafirmou o desejo da prefeita em manter uma ligação estreita os índios. “A prefeita pediu que marcássemos esse encontro com vocês, pois essa é uma administração que pretende governar para todos, independente de raça, cor ou religião”. Roberta destacou ainda o sucesso da participação dos índios nas feiras de turismo. “Os índios de Porto Seguro estão na propaganda mundial da Fifa, como gente, como cidadãos e também pela sua importância histórica e cultural. Nós precisamos de vocês”, reiterou.
A missão que recebeu da prefeita de trabalhar na recuperação das estradas vicinais foi apontada pelo secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt como um dosdesafios da sua gestão. “Já iniciamos esse trabalho, estamos com três máquinas patrol em Caraíva e vamos recuperar todas as estradas vicinais de Porto Seguro”,adiantou, destacando a importância dessa ação também para o escoamento da agricultura familiar. Para atender as famílias indígenas, a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Shika Anamiodi informou que uma equipe itinerante da sua secretaria irá prestar atendimento nas aldeias.
Dia de índio
Os índios demonstraram satisfação em ser recebidos pela prefeita e seu secretariado. Diversas lideranças agradeceram a oportunidade. “Nunca passou por aqui uma senhora prefeita, que está colocando a equipe dela para ver as nossas dificuldades. A gente confia na prefeita Cláudia, que fará um bom trabalho em nossas aldeias”,apostou o cacique Joel, da Aldeia Pé do monte.Representando a Superintendência Indígena, Juari Bras entregou à prefeita um documento contendo as principais demandas das comunidades indígenas, que segundo ele, reúnem cerca de 10 mil pessoas no município. Além das reivindicações em áreas como saúde, educação, infraestrutura, turismo, esporte e agricultura, Juari solicitou ainda que o 19 de abril seja decretado feriado municipal; o reconhecimento do patxohã como língua oficial indígena, além da a mudança da data e o apoio da Prefeitura para os Jogos Indígenas Pataxó, que acontecem na Semana do Descobrimento.
Estiveram representadas por seus caciques e outras lideranças, as seguintes aldeias: Barra Velha (Romildo), Juerana (Maria da Dores), Imbiriba (Renivaldo), Aldeia Velha (Antônio), Reserva da Jaqueira (Nitnawã), Pé do Monte (Joel), Aldeia Nova (Jovino), Guaxuma (Sivaldo), Meio da Mata (Marivaldo), Boca da Mata (Alfredo), Aldeia Pará, Bugigão, Xandó (Pedro), Campo do Boi, Cassiano, e Jitaí (Jurandir). 
FONTE: ASCON PORTO SEGURO

Nenhum comentário:

Postar um comentário