Foto: Divulgação |
A prefeita enfatizou que fez questão da presença dos secretários para que eles pudessem ouvir e encaminhar as demandas dos índios diretamente em cada uma de suas áreas de atuação. “Quero que o nosso contato seja o mais harmonioso possível. Sou uma pessoa muito aberta a sugestões e o nosso intuito é o de acertar. Sabemos da importância de vocês para o Berço do Descobrimento. Queremos trilhar um caminho novo e para isso, gostaria de ouvir vocês”, disse Cláudia Oliveira. As lideranças presentes aproveitaram a abertura da prefeita para se apresentar e fazer suas reivindicações.
Dia de índio
Os índios demonstraram satisfação em ser recebidos pela prefeita e seu secretariado. Diversas lideranças agradeceram a oportunidade. “Nunca passou por aqui uma senhora prefeita, que está colocando a equipe dela para ver as nossas dificuldades. A gente confia na prefeita Cláudia, que fará um bom trabalho em nossas aldeias”,apostou o cacique Joel, da Aldeia Pé do monte.Representando a Superintendência Indígena, Juari Bras entregou à prefeita um documento contendo as principais demandas das comunidades indígenas, que segundo ele, reúnem cerca de 10 mil pessoas no município. Além das reivindicações em áreas como saúde, educação, infraestrutura, turismo, esporte e agricultura, Juari solicitou ainda que o 19 de abril seja decretado feriado municipal; o reconhecimento do patxohã como língua oficial indígena, além da a mudança da data e o apoio da Prefeitura para os Jogos Indígenas Pataxó, que acontecem na Semana do Descobrimento.
Estiveram representadas por seus caciques e outras lideranças, as seguintes aldeias: Barra Velha (Romildo), Juerana (Maria da Dores), Imbiriba (Renivaldo), Aldeia Velha (Antônio), Reserva da Jaqueira (Nitnawã), Pé do Monte (Joel), Aldeia Nova (Jovino), Guaxuma (Sivaldo), Meio da Mata (Marivaldo), Boca da Mata (Alfredo), Aldeia Pará, Bugigão, Xandó (Pedro), Campo do Boi, Cassiano, e Jitaí (Jurandir).
FONTE: ASCON PORTO SEGURO
Nenhum comentário:
Postar um comentário