sexta-feira, 23 de março de 2012

5ª edição do Arraial Cine Fest começa neste sábado

Um banho de imersão na Sétima Arte. Esta é a proposta da 5ª edição do Arraial Cine Fest – Festival Internacional de Cinema e Vídeo do Arraial d´Ajuda, que começa neste sábado (24) e prossegue até o dia 31. A cerimônia de abertura acontece às 20H, no Rigatoni Beach Club, com a exibição do filme “Capitães de Areia”, de Cecília Amado (neta do escritor Jorge Amado, autor do livro homônimo).

A partir do pontapé inicial, o festival prossegue com uma programação intensa, composta pela exibição de centenas de filmes em diferentes formatos (curta, média e longa-metragem) e realização de oficinas e cursos. Mantendo o espírito das edições anteriores, a programação é pulverizada por diferentes locais, possibilitando o acesso aos moradores de diversas localidades do município de Porto Seguro e também aos turistas.

Nesta edição, os filmes serão exibidos no Rigatoni Beach Club e Teatro Fellini (Arraial d´Ajuda) e na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e Centro de Cultura (Porto Seguro). Quatro mostras compõem a programação: Principal (competitiva), Bahia 100 Anos de Cinema, Filmes do Mundo e Curta Tudo. A grande novidade desta edição é o fato de o festival se tornar internacional, com a participação de filmes estrangeiros na mostra principal, que antes estava restrita a filmes nacionais.

Outra inovação é a mudança do nome e do formato do troféu para os vencedores nas diversas categorias de premiação. O troféu Curumin, alusivo a cultura indígena, traduzia as primeiras imagens do Descobrimento do Brasil sob o olhar dos colonizadores, e foi assim referenciado enquanto um festival de filmes exclusivamente brasileiros. Com o novo formato se fez necessário a concepção de um novo símbolo, que recebe o nome de Esquina do Mundo por traduzir o aspecto cosmopolita da região.

“O objetivo principal do Arraial Cine Fest é consolidar um espaço de exibição, difusão e premiação da produção audiovisual nacional e internacional. Ao mesmo tempo em que reúne personalidades ligadas à atividade cinematográfica, promovendo encontros, cursos, seminários e oficinas”, argumenta o coordenador Juca Fonseca. Ele acrescenta que outra contribuição do festival é possibilitar o intercambio entre produtores, diretores, atores, distribuidores e exibidores, além de aproximar os criadores de seu público.

Participam da 5ª edição, os diretores Pedro Lucas (“Argus Montenegro – A instabilidade do tempo forte”), Rejane Zilles (“Walachai”), Fábio Modena (“ Asas e Coração”), Julio Lellis (“ Mea Culpa”) Zeca Pires (“A Antropóloga”); os produtores Solange Lima (“Capitães de Areia”) e Bernardo Garcia (“Capitães de Areia”); e o jornalista e crítico de arte João Carlos Sampaio. O festival homenageará ainda os cineastas Roque Araújo e Augusto Sevá.

Confira a programação completa, assista trailers e sinopses dos filmes no sitewww.arraialcinefest.com.br. Mais informações nos telefones (73) 8817-1797; 9966-8593 ou no e-mail arraialcinefest@gmail..com

Nenhum comentário:

Postar um comentário